Vila Real afirma-se como destino de referência para grandes eventos do desporto universitário internacional.
A Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) esteve recentemente reunida com o Presidente da Câmara Municipal, Alexandre Favaios, o Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Diogo Brás, o Secretário-Geral do Campeonato Mundial Universitário de Orientação 2026, João Francisco, numa sessão dedicada à preparação deste evento internacional, que contará com a organização da FISU em articulação com a FADU e com a colaboração ativa da nossa Associação.
Entre os dias 25 de julho e 2 de agosto, Vila Real vai acolher cerca de 300 participantes provenientes de 34 países, incluindo 250 estudantes-atletas e 50 treinadores, técnicos e dirigentes. O campeonato irá integrar quatro disciplinas, três de caráter citadino e uma em meio florestal, promovendo de forma única o património natural e urbano da nossa região.
O Campeonato Mundial Universitário de Orientação 2026 representa um marco incontornável para o desporto universitário internacional, projetando Vila Real e a UTAD como referências de excelência em organização, hospitalidade e valorização do território