logo
Comunicado
AAUTAD relativamente aos Serviços Académicos
À Academia, Vivemos tempos desafiantes.
27 de agosto de 2020, 20:36

Com a pandemia COVID-19, fomos obrigados a alterar os nossos hábitos e adaptar os nossos estilos de vida em prol da saúde pública e bem-estar de todos.
Não sendo exceção, também as Instituições de Ensino Superior tiveram de se adaptar ao novo panorama da sociedade, tendo adotado os esforços necessários para garantir o normal funcionamento das atividades letivas à distância, assim como os serviços da instituição, tendo os mesmos adotado um regime de teletrabalho. Para se conseguir tão nobre objetivo, foi necessário proceder também à extensão do período letivo, com consequente alteração dos prazos dos diversos processos académicos, nomeadamente para o mês de agosto.
Tendo este último facto em conta e sabendo das dificuldades inerentes aos regimes de teletrabalho e mesmo os limites do humanamente possível, a Associação Académica da UTAD tem vindo a receber a longo dos últimos meses várias denúncias dos estudantes da academia sobre a falta de resposta por parte dos Serviços Académicos da UTAD, falta de resposta esta que se tem agravado desde o mês de Julho e, em especial, durante o mês de Agosto.
Como referido nos pontos anteriores, vários dos processos académicos tiveram os seus prazos deslocados para este período, e muitos dos estudantes da nossa instituição apenas concluíram o seu ciclo de estudos no final do mês de julho. Com isto, vários estudantes apenas puderam requisitar os documentos referentes à conclusão do mesmo após esse período, não tendo em vários casos obtido as respostas e os documentos necessários para se candidatarem a novos ciclos ou a oportunidades de emprego. Verificou-se também uma capacidade diminuta em responder a questões de outras temáticas, como as inscrições para as épocas de exames ou os pedidos de referências para pagamento de propinas.
Entendendo claramente que, num ano normal, o mês de Agosto corresponde ao período de férias ao qual os trabalhadores da UTAD têm direito, e que este é um direito universal, devemos relembrar de que este se trata de um ano completamente atípico e que, com tantos prazos deslocados para este período, seria de esperar que a gestão da UTAD tivesse tomado medidas para garantir uma resposta mais fluída às necessidades dos estudantes, garantindo assim que estes não sairiam prejudicados nesta situação.
Tendo a AAUTAD recebido estas informações, reuniu com o Administrador Financeiro da UTAD, Dr. Paulo Ferraz, no sentido de lhe expor as denúncias relacionadas com os Serviços Académicos e encontrar soluções.
A AAUTAD encontra-se de momento a fazer o levantamento destes casos, pelo que pede a todos os estudantes que se encontrem nestas situações que nos contactem através de sos@aautad.pt, de modo a que possamos intervir e reivindicar por cada estudante.
No entretanto, podemos dar as seguintes garantias:
Alargamento do prazo de inscrição nos exames de época especial de setembro para 27 de agosto.
Abertura dos Serviços Académicos de forma presencial.
Todos os estudantes (sem exceção) podem realizar em setembro, sem limites de número de ECTS ou de UC, os exames de unidades curriculares (UC) a que se encontram inscritos no ano letivo de 2019/2020.
É necessário garantir as necessidades dos estudantes da nossa instituição. Nenhum estudante deve adiar o seu percurso académico ou profissional pela falta de resposta dos serviços da universidade.
A AAUTAD está solidária para com todos os estudantes e mostra-se disponível para ser parte da solução.