logo
Desporto
AAUTAD OFERECE CATORZE MODALIDADES DESPORTIVAS AOS ESTUDANTES DA UTAD
A Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) coloca à disposição dos estudantes da academia transmontana catorze modalidades desportivas de competição académica, para equipas femininas e masculinas.
8 de novembro de 2016, 00:00

Um número muito significativo que materializa a aposta no desporto que tem vindo a ser feita pela maior associação cultural, desportiva e recreativa da região.

“A nível desportivo, temos trabalhado com afinco no sentido de desenvolver a vertente da competição formal, apesar de não termos tido vida facilitada” referiu André Coelho, presidente da AAUTAD, que considerou “importantíssimo que a prática regular de treino para preparar para a competição seja uma realidade no maior número possível de modalidades”.

As modalidades disponibilizadas para treino regular, tanto a nível feminino como masculino são ténis de mesa, rugby 7, andebol, esgrima, basquetebol, natação, polo aquático, escalada, voleibol, futsal, futebol de 11, atletismo, kickboxing e taekwondo, não excluindo a possibilidade de existir alguma outra modalidade que seja possível participar numa determinada competição, mas a nível esporádico.

A prática do treino regular está dependente dos espaços físicos existentes tanto na academia transmontana como na cidade de Vila Real, mas se na UTAD é necessário ter em atenção os horários das aulas, já na cidade, a AAUTAD está limitada pelos horários disponíveis, uma vez que existem muitos outros clubes desportivos.

Segundo André Coelho, “o esforço que a AAUTAD tem feito para conseguir desenvolver o desporto académico tem sido enorme, até porque existem dificuldades que nos impedem de ir mais longe”, salientando o “processo complexo” a nível logístico, que implica o planeamento dos treinos.

André Coelho estima que mais de 500 alunos irão inscrever-se nas diversas equipas, garantindo que, apesar de serem já catorze as modalidades disponíveis, um número muito significativo, a AAUTAD irá “continuar a lutar de forma a conseguir as condições físicas para albergar ainda mais modalidades, abrangendo o maior número possível de desportos”.