Universidade

Foto do lago existente na entrada da UTAD

Na primavera de 86, a meados do mês de Março, o Reino do Maravilhoso via nascer a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), que mais tarde se viria a sua maior referência. No entanto, a sua existência data quase meio século antes. A UTAD surge como a evolução do Instituto de Vila Real que, em 1937, iniciou a sua jornada em prol do ensino e da formação académica. Tal foi a sua influência e relevância para o desenvolvimento regional que, em pouco tempo, foi merecedora do estatuto de universidade. Na década de 70, esta instituição fragmentava-se por vários espaços físicos distribuídos por toda a cidade de Vila Real. Só mais tarde, fixou toda a sua atividade na Quinta dos Prados onde atualmente se localiza o campus. Desde cedo a sua importância foi reconhecida quer para o distrito quer para o ensino a Norte do país.

Hoje em dia, o seu reconhecimento é universal e a sua base de ensino assenta em quatro pontos fundamentais: ensino, investigação, extensão e apoio à comunidade. Albergando quase 8.000 alunos, a jovem mas capaz UTAD, tem uma enorme oferta educativa que conta com 87 pós-graduações, 41 licenciaturas e 20 doutoramentos. Além disso, disponibiliza ainda o “ano 0” que permite aos alunos prestes a terminar o secundário que possam frequentar e experienciar a vida académica. Todo este leque educativo se divide em áreas, que se agrupam em cinco escolas distintas: Escola de Ciências Agrarias e Veterinárias, Escola de Ciências Humanas e Sociais, Escola de Ciências e Tecnologias, Escola de Ciências da Vida e do Ambiente e ainda Escola Superior de Enfermagem. Esta última Escola é a única que não se localiza no Campus da Quinta de Prados.

Além de um ensino variado e de qualidade a UTAD oferece aos seus alunos paisagens magníficas! Rodeada pela Serra do Alvão, esta instituição é ainda um dos jardins botânicos mais bonitos e com mais hectares da Europa. Desde 1988 que oferece um ornamento vegetal único por todo o Campus com espécies oriundas dos quatro cantos do mundo. Esta moldura vegetal singular visa a conservação e, ao mesmo tempo, a divulgação da variada fauna e flora. É um jardim inovador que alia dinamicamente o melhor de dois mundos: o urbano e o vegetal. De forma sustentável, demonstra como é possível conjugar, em plena harmonia, a conversação da vida vegetal com a movimentada urbanização da universidade.


Parcerias

  • GoUpBuzZ
    Utad
    C.M. Vila Real