Projeto inovador leva alunos da UTAD a casa de famílias carenciadas

16:51:29 04-05-2017 Associação Académica da UTAD Ação Social

Descrição

A Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD), em parceria com o município de Vila Real, através da empresa municipal Vila Real Social e  a Associação Europeia dos Estudantes de medicina (EMSA), vai implementar dentro em breve, o projeto "Dá-me sete horas aos meus sete dias".  

Trata-se de um programa de apoio direto a agregados familiares que precisem de "ajuda de vária ordem, nomeadamente ao nível de apoio social e psicológico, saúde primária ou outras valências no âmbito da área da saúde e bem-estar". 

Este projeto visa, numa primeira fase, o acompanhamento a sete famílias, que por uma questão de isolamento, problemas de saúde ou outras situações inibidoras, necessitem de ajuda especializada, a qual será proporcionada por alunos voluntários da UTAD dos cursos de serviço social, psicologia, enfermagem e reabilitação psicomotora. 

Para António Vasconcelos, presidente da AAUTAD, este projeto representa a "essência da cooperação que deve existir entre a universidade e os seus alunos e a comunidade que a rodeia", concretizando um "serviço útil e solidário" para com as famílias mais carenciadas. 

O dirigente académico realça também a "experiência enriquecedora que este projeto irá representar no currículo dos estudantes voluntários, que têm a oportunidade de por em prática alguns dos conhecimentos que adquiriram ao longo da sua formação, ficando a conhecer em primeira mão as famílias e as suas necessidades". 

Na prática, o projeto implica a presença dos estudantes voluntários na casa das famílias sinalizadas, duas vezes por semana, onde irão aplicar os seus conhecimentos para aliviar de alguma forma, os problemas relatados pelas ditas famílias.  

O projeto "Dá-me sete horas aos meus sete dias" vai começar a ser implementado já a partir do próximo dia oito de maio. 


Tags:

Partilhar


Outras Notícias

  • Seminário | Cidades Inclusivas, Cidades do Futuro
    30-11-2016 03:27:41

    Seminário | Cidades Inclusivas, Cidades do Futuro

    Integrado nas ações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, promovidas pelo Município de Vila Real, realizar-se-á no próximo dia 5 de dezembro no Auditório do Conservatório Regional...

  • AAUTAD e Blablacar oficializam parceria
    28-10-2015 15:22:30

    AAUTAD e Blablacar oficializam parceria

    De forma a facilitar a procura e partilha de boleias quer dentro da cidade (de Vila Real para a UTAD e vice-versa), como fora da cidade (de outras cidades para a UTAD e vice-versa) a Associação Académica da UTAD criou uma par...

Parcerias

  • GoUpBuzZ
    Utad
    C.M. Vila Real