Comunicado face ao preço das folhas de teste

23:37:09 22-06-2017 Associação Académica da UTAD Academia

Descrição

Face à notícia que tem vindo a ser difundida junto dos órgãos de comunicação social relativamente ao custo das folhas de teste.

De facto, esta medida foi efetivamente tomada em 2014, a 3 de setembro, através do Conselho de Gestão da UTAD. Sendo que a partir do dia de hoje (22 de junho), as folhas de teste passarão a ter um custo de 0.20 euros.

A Associação Académica da UTAD não se revê nesta política, nem encontra na mesma valor intrínseco que a torne minimamente aceitável. Os argumentos de “a necessidade de se tomarem medidas que visem uma redução da despesa” e de ser necessário “um esforço de racionalização dos recursos humanos, físicos, financeiros e materiais” são o resultado de uma linha de pensamento linear ao politicamente correto.

Acreditamos que esta é uma despesa grotescamente adjacente ao – já elevado – custo de vida dos estudantes universitários. Assim como já deveria estar agregada ao valor das propinas.

É um valor, que compreendemos, inexigível aos estudantes. E como tal, comprometemo-nos, com a nossa motivação colocada nos 7000 estudantes que representamos, a reivindicar a isenção desta nova despesa.  

Os estudantes são a base de todo o sistema educativo. Os seus interesses devem ser colocados em foco fundamental. O princípio a seguir tem de ser sempre o de amenizar os custos inerentes à educação e nunca o oposto. O oposto é impensável, inadmissível e incompreensível. É uma visão simplesmente desagregada da realidade, desagregada do paradigma económico atual e desagregada dos estudantes.

Lutaremos assim pela reposição do que nunca deveria ter mudado.


PDF

Clique aqui para ver o pdf


Tags:

Partilhar


Outras Notícias

  • SPAM 2016 - Sound, Pictures and Multimedia
    05-04-2016 14:30:51

    SPAM 2016 - Sound, Pictures and Multimedia

    No âmbito da 4ª Edição do evento Sound, Pictures and Multimedia (SPAM 2016), a ter lugar nos próximos dias 4 e 5 de maio de 2016, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), irá realizar-se...

  • AAUTAD dá palco a quem tem o “sonho trancado numa garagem”
    21-03-2017 15:16:05

    AAUTAD dá palco a quem tem o “sonho trancado numa garagem”

    A Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro volta a realizar mais uma edição do Concurso de Bandas de Garagem, um cartaz que, mais do que uma tradição, reflete a vo...

Parcerias

  • GoUpBuzZ
    Utad
    C.M. Vila Real