Equipamentos, gabinetes e centros de apoio da UTAD

09:42:31 24-08-2016 Associação Académica da UTAD Academia

Descrição

Desde a Biblioteca ao Hospital Veterinário, das instalações desportivas ao Museu de Geologia da UTAD, fica a conhecer uma vasta oferta em equipamentos, gabinetes e centros de apoio que a UTAD tem ao teu dispor.

Biblioteca da UTAD
Tendo como missão primordial facultar à academia os recursos bibliográficos multidisciplinares, apresentados em diferentes tipologias de formatos, necessários ao desempenho das funções de ensino, investigação, educação permanente e extensão cultural, a biblioteca Central da UTAD procura, de forma consistente e pró-ativa, desenvolver e difundir a informação e o conhecimento.
Consolidada a sua missão, estrategicamente foram gizados e planeados os principais objetivos a alcançar os quais nortearam a sua atuação específica valorizando-se as áreas associadas ao ensino, investigação, desenvolvimento, cultura e a ligação à sociedade.
Este sector é, presentemente, composto por 8 unidades especializadas de tratamento documental, correspondendo a discretas áreas do conhecimento científico e de lecionação disciplinar.
•    Ciências Humanas e Sociais;
•    Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas;
•    Ciências Agrárias;
•    Centro Telemático de Documentação Europeia (CTDE);
•    Centro do Instituto Nacional de Estatística (CINE);
•    Hemeroteca;
•    Centro de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade (CERTIC);
•    Turisteca;

Centro de Cópias da UTAD
Material de Papelaria; impressão de teses e dissertações; impressões a preto e branco; fotocópias a preto e branco; encadernações e digitalizações são alguns dos serviços que podes encontrar no Centro de Cópias da UTAD. Este é o serviço de papelaria ideal para os estudantes da UTAD tendo em conta que, para além de se situar dentro do campus, lhes proporciona uma variedade de regalias, nomeadamente 20% de descontos sobre todos os produtos.

Hospital Veterinário da UTAD (HVUTAD)
Foi remodelado, ampliado e reinaugurado a 8 de maio de 2009, mas foi em 1992 que se ergueu pela primeira vez o Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto. Para além do importante suporte ao curso de Medicina Veterinária, tem com grande objetivo proporcionar um serviço de apoio, com qualidade, à comunidade. Os animais são atendidos por equipas de Professores, Médicos Veterinários, Médicos Veterinários em formação pós-graduada e estudantes dos últimos anos do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, ainda que estes últimos os animais serão atendidos por equipas de Professores, Médicos Veterinários, Médicos Veterinários em formação pós-graduada e estudantes dos últimos anos do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, ainda que estes últimos nunca realizem procedimentos sem a supervisão direta do corpo clínico do HVUTAD.
O HVUTAD está estruturado nas seguintes unidades funcionais: 
Clínica de Animais de Companhia; 
Clínica de Animais Exóticos e Selvagens; 
Clínica de Animais de Produção e Equinos.

Nave de Desportos e Campo Relvado
Para que seja possível seguir um caminho que passa pela forte aposta na prática desportiva, a UTAD tem obrigatoriamente de proporcionar condições para a sua prática. Não só para que os alunos do curso de Desporto, um dos mais representativos da universidade, possam ter aulas de qualidade, mas também para permitir que as modalidades da AAUTAD tenham espaços adequados para treinar. Nesse sentido a universidade faz-se atualmente equipar por um pavilhão desportivo (Nave de Desportos), o qual ainda este ano recebeu por exemplo os Campeonatos Universitários de andebol, de KickBoxing ou de Badmington, e ainda por um campo de futebol relvado. 

Centro de Acompanhamento do Treino e Excelência Desportiva (CATED)
O Centro de Acompanhamento do Treino e Excelência Desportiva é uma estrutura de interface da UTAD destinada às Atividades de Extensão de âmbito desportivo.  A sua missão é regulá-las, promovê-las e dinamizá-las, a ideia é estimular e desenvolver um plano de trabalho interativo e dinâmico no sentido de proporcionar, a todos os que assim o desejarem, um apoio mais ativo desta instituição no âmbito do desporto, a meta é projetar a UTAD no espaço Europeu como uma referência de qualidade no que refere ao fenómeno desportivo.
Funcionalidades:
Numa cooperação próxima com o Departamento de Desporto, entidade reguladora dos diferentes espaços desportivos no âmbito educativo, compete-lhe gerir as instalações disponíveis de forma a melhorar a capacidade de resposta em termos desportivos, quer ao nível universitário, em interação com a AAUTAD, quer ao nível das atividades dos funcionários e alunos da UTAD;

No que ao quadro das atividades de extensão diz respeito, enquanto elo de ligação ao fomento desportivo, desenvolve sinergias para que as práticas desportivas cheguem de forma controlada e com maior qualidade às populações residentes na vasta região do Interior Norte do País.

Active Gym 
Os Serviços de Ação Social assumem o desporto como uma componente essencial do desenvolvimento integral dos cidadãos. Neste sentido, no âmbito da educação, ganha especial relevância a dinamização do Desporto, quer como programa que fomenta a prática desportiva regular e a competição, quer enquanto estratégia de promoção do sucesso educativo e de estilos de vida saudáveis. 
É sobre o conceito “UTAD - Academia Ativa” que surge o ginásio ACTIVE GYM / UTAD, com o objetivo de proporcionar programas desportivos variados, desde modalidades coletivas a modalidades individuais, aos desportos de aventura e lazer, e recreação. Os SASUTAD garantem assim condições para o acesso democrático a essa prática, num ambiente educativo, aberto a toda a comunidade, saudável e de excelência. São mais de 21 modalidades disponibilizadas, onde é possível praticar desporto e atividade física regular a partir de 8€/mês.

Audiovisuais
Integrada nos Serviços de Documentação e Bibliotecas, os Audiovisuais são uma unidade à qual compete disponibilizar serviços de produção de conteúdos audiovisual e multimédia, o registo e a sua validação, a reprodução, o arquivo e o armazenamento dos meios nos diferentes formatos, assegurando ainda o apoio às componentes pedagógicas e científicas e contribuindo para a divulgação e consolidação da imagem da universidade. O seu espaço faz-se compor, para além de um auditório, por um estúdio de gravação e um estúdio de filmagens, nos quais ganha vida por exemplo a UTAD TV. Esta revela-se ideal para que os alunos de Ciências da Comunicação e Comunicação e Multimédia possam dar os primeiros passos no mundo da televisão.


 
GAIVA 
Tendo como missão chave a promoção da criação de competências e a inserção/reinserção no mercado de trabalho, o GAIVA é o órgão que funciona como elo de ligação e comunicação entre Universidade, diplomados e entidades empregadoras. As suas áreas de atuação prioritárias são:
Apoio ao aluno/diplomado; 
Ligação à comunidade académica e ao exterior – empresas.​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade (GRIM) 
Responsável por protocolos com dezenas de universidades à escala mundial, o GRIM é o serviço da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) que apoia alunos, docentes e funcionários a mobilizar-se, ao abrigo de programas nacionais e internacionais, como é exemplo o ERASMUS+.​  

Unidade de Dislexia 
Criada em 2005 com o objetivo de responder às necessidades da comunidade dada a escassa oferta de serviços especializados de diagnóstico e intervenção no domínio da dislexia e condições associadas, como as perturbações de linguagem, o défice de atenção, a discalculia, particularmente na região Norte do país, A Unidade de Dislexia é um serviço de consulta, intervenção e investigação da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Esta unidade dispõe de serviços de referência e elevada qualidade na prática clínica, combinando uma valência de investigação, que ocorre em redes nacionais e internacionais, a uma equipa de psicólogos especificamente qualificados em cognição e linguagem. 

Centro de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade (CERTIC)
Com sede no edifício de Engenharias II, O CERTIC desenvolve a sua atividade orientada para a aplicação da ciência e da tecnologia na melhoria da qualidade de vida de populações com necessidades especiais, nomeadamente pessoas com deficiência, idosos e acamados em áreas como o acesso a tecnologias de informação, comunicação e mobilidade. Em 2003, Ano Europeu das Pessoas com Deficiência, o CERTIC foi distinguido pela CNOD - Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes pela sua competência científica e técnica. A sua ação tem-se desenvolvido nas vertentes de apoio à investigação, formação e prestação de serviços à comunidade. Entre várias iniciativas, têm merecido especial atenção:
A promoção da acessibilidade às tecnologias de informação e comunicação (computador, software, Internet, conteúdos digitais, telecomunicações, televisão);
O desenvolvimento de Serviços de Tecnologias de Apoio;
O apoio às necessidades educativas especiais das escolas do distrito de Vila Real (Informática especial);
O desenvolvimento de projctos de tele-reabilitação;
A colaboração na implementação do Programa Nacional para a Participação dos Cidadãos com Necessidades Especiais na Sociedade da Informação;
a promoção da engenharia de reabilitação e acessibilidade em Portugal;
elaboração de Planos Municipais de Acessibilidade.

Laboratório de Ecologia Aplicada (LEA)
Constituído em 2001 e vocacionado para o desenvolvimento de estudos e metodologias nos domínios da inventariação, monitorização e conservação de fauna e flora, integridade dos ecossistemas e modelação ecológica, o Laboratório de Ecologia Aplicada da UTAD é formado por uma equipa de investigação e prestação de serviços. Esta encontra-se integrada no Centro de Investigação e de Tecnologias Agro-Ambientais e Biológicas (CITAB) com sede na Escola Ciências da Vida e do Ambiente (ECVA).

Museu de Geologia da UTAD 
Instalado desde a sua criação no edifício de Geociências, núcleo do campus da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Museu de Geologia foi fundado em 1986 pelo Prof. Doutor Fernando Real, notável geólogo e Magnífico Reitor da então recém-criada Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Este é um espaço de carácter científico, dedicado às exposições de longa duração, que se fazem compor de belas coleções de minerais, rochas e fósseis, mas que também recebe exposições temporárias. Este é um museu vivo onde os alunos da UTAD e os visitantes, particularmente alunos e professores de todas as escolas da região, podem encontrar respostas às múltiplas questões relacionadas com as Ciências da Terra e um incentivo para a realização de trabalhos e projetos de pesquisa e "investigação" nos diversos domínios da Geologia. Constitui igualmente outro grande conjunto de objetivos do Museu de Geologia da UTAD promover a divulgação das ciências e dos recursos geológicos, a promoção científica, técnica e cultural da Universidade estimulando e propiciando a interação com outros parceiros nos mais diversos domínios: científico, técnico e educacional. É possível visitar virtualmente o Museu nesta página.


Tags:

Partilhar


Outras Notícias

Parcerias

  • GoUpBuzZ
    Utad
    C.M. Vila Real