Jardim Botânico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

09:41:49 24-08-2016 Associação Académica da UTAD Academia

Descrição

Aqui a biodiversidade é a garantia de uma autêntica viagem de descoberta ao reino vegetal.

O ano de 1988 viria a revelar-se sinónimo de um dos maiores jardins botânicos da Europa; o Jardim Botânico da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro. Este é seguramente um cartão-de-visita de uma região que prima pelas superfícies banhadas de um verde saudável e onde melhor se respira a nudez da natureza. Contendo atualmente cerca de 1000 espécies vivas que formam parte de um vasto conjunto arquitetónico e entre as quais podemos observar vários conjuntos oriundos dos quatro cantos do globo, assume-se indubitavelmente como uma das coleções vivas mais importantes de Portugal.

O constante trânsito de peões ou viaturas e o facto de estar inserido num núcleo populacional em crescimento, como o é Vila Real, nunca foram fatores impeditivos na criação deste extraordinário espaço de vida. Aliás, aqui pessoas e plantas vivem uma relação de igualdade fraternal que comprova que de facto esse relacionamento tem tanto de possível como de encantador, provavelmente a característica mais singular deste espaço. 

Resgatar com vista a cuidar
Para os amantes da flora o Jardim Botânico da UTAD revela-se um autêntico paraíso, ou não fossem os pinheiros e eucaliptos, carvalhos autóctones de vários países, vinhedos de todo o mundo e a maior coleção de plantas aromáticas e medicinais da Europa, que assume mais do que 120 espécies. Sempre com foco assente na preservação das espécies, a UTAD recolhe, por exemplo, plantas esquecidas nas aldeias e que estão em risco de desaparecer, semeando-as para as fazer proliferar. Muitas delas são colocadas em vasos e vendidas a professores, alunos, funcionários e visitantes, e a ideia é que as pessoas as conheçam, adotem e, desse modo, cuidem delas.

Infraestruturas 
O Banco de Germoplasma com quase 20 mil espécies de flora e um suporte de acesso à Flora Digital de Portugal, um auditório, o qual representa o primeiro contacto com a área, e o Herbário que contempla uma coleção de 2250 espécies diferentes da região de Trás-os-Montes, da Península Ibérica, do Norte de África e do Centro da Europa convidam os visitantes a desfrutar, aprender e interagir com jardim. 
As infraestruturas completam-se com um Centro Interpretativo que, em 2012, surgiu com intuito de acolher os milhares de visitantes que o campus da UTAD recebe anualmente através das mais variadas iniciativas, seja em visitas guiadas de escolas, ações para jovens, congressos e workshops, o Jardim Botânico inaugurou um Centro Interpretativo. Auxiliados por informação gráfica e sistemas de orientação virtual, os visitantes lançam-se numa autêntica viagem de descoberta ao reino vegetal!

 
Visitar o Jardim Botânico a partir de qualquer lugar
O Jardim Botânico da UTAD proporciona uma imensa base informativa acerca das plantas que formam parte de toda a magnânima vegetação que o compõe e também online podes admirá-la. À tua espera mais de 2500 espécies em registos catalogados da Flora Digital de Portugal, e ainda um conjunto de coleções temáticas. Convidamos-te ainda a viajar por uma galeria de imagens (http://jb.utad.pt/galeria) que te permitirá compreender a tamanha beleza natural de que se veste a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Visitas Guiadas ao Jardim Botânico da Utad
Para visitar o Jardim Botânico da Utad presencialmente e com recurso a guias especializados, podes fazer aqui a marcação da visita. As visitas são asseguradas pela cooperativa Rupestris, uma startup da Utad.


Vídeo


Tags:

Partilhar


Outras Notícias

  • Bilhetes diários
    20-10-2015 09:44:40

    Bilhetes diários

    Já divulgado o preço do Bilhete Geral/Pulseira revelamos-te agora o valor dos Bilhetes Diários. Vás ao recinto um, dois ou três dias, o certo é que haverá sempre uma história para contar; Era uma...

  • Slow Heat, um fogo que vai incendiar-te
    19-10-2015 22:43:37

    Slow Heat, um fogo que vai incendiar-te

    Slow Heat é o mais recente projeto da dupla Bruno Neto e João Carvalho, de 30 e 26 anos respetivamente. Se João desde a sua adolescência descobriu a brilhante fusão entre o House e o Techno, o Bruno começou no...

Parcerias

  • GoUpBuzZ
    Utad
    C.M. Vila Real